Jeronymo Monteiro

O escritor Jeronymo Barbosa Monteiro (1908-1970) é um marco fundamental da literatura infantil e juvenil do Brasil. Foi um dos precursores do rádio-teatro, criador do primeiro detetive brasileiro e da primeira série policial. Mas, acima de tudo, é sempre lembrado como "Pai da Ficção Científica Brasileira".

A RECEPÇÃO

Visita OVNIDesde vários dias eles observaram a astronave que se aproximava do planeta. A princípio, fora apenas um ponto luminoso, não identificável. Poderia ser um meteorito de grande tamanho, em órbita parabólica. Mas, bem cedo, os observadores do espaço compreenderam que não se tratava de um meteorito, o que era, porém, não podiam saber, pelo menos nos primeiros dias. O fato é que o objeto se aproximava. Não percorria órbita parabólica, nem outra qualquer. Vinha seguindo a curva do espaço-tempo em direção ao seu planeta, sem dúvida alguma. E não era de proporções grandes.

(…)

Era um acontecimento, sem dúvida, importante. De memória ninguém conhecia fato igual. As crônicas registravam visitas de naves de outros planetas, em eras passadas. Eles mesmos tinham perscrutado os caminhos do espaço, em tempos remotos, quando havia no seu planeta, as matérias-primas necessárias à construção das astronaves e a obtenção dos carburentes. Isso porém pertencia a um passado muito longínquo, que eles nem mesmo lamentavam, porque a sabedoria que os irmanava pusera de lado toda a vã glória da conquista e todas as ilusões de poderio e expansão.

Os séculos sem conta que viveram ensinaram-lhes que era glória suficiente viver em paz em seu próprio mundo cultivando o saber e as artes, a justiça e a tolerância, lutando para que todos pudessem viver felizes em abundância e com tranquilidade. Não há nenhum mundo pequeno demais para que seus habitantes se dediquem à sua própria felicidade.

De qualquer modo, a visita que vinha do espaço era um acontecimento festivo e era bem-vinda.

(…)

Jeronymo Monteiro
A Tribuna
Coluna “Admirável  Mundo Novo”
Santos, junho de 1966.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 18 de agosto de 2015 por em Sem categoria.
%d blogueiros gostam disto: